domingo, 30 de outubro de 2011

Oxidação a frio - Perma Blue líquido

Alguns atiradores como eu, tem como um passatempo além do tiro, a manutenção das suas armas. As armas geralmente de metal, podem ter acabamentos diversos. Um dos acabamentos mais comuns é a oxidação (blueing) que dá um tom negro azulado às carabinas. Além da beleza, oferece proteção contra a ferrugem. Porém é um acabamento relativamente frágil e ele danifica-se com frequência.
Não sou  especialista na área, e apenas estou compartilhando um produto que permite a nós mortais reparar uma peça de nossas amadas carabinas.
A oxidação pode ser feita aquecendo-se o material ou a frio. O processo a frio, apesar de não produzir resultados tão bons como os processos aquecidos, é bem mais fácil e acessível aos amadores.
Um produto que investiguei é o Perma Blue da Birchwood.
Este produto realmente funciona, só não consegui avaliar a durabilidade da oxidação.
Fiz um vídeo do meu experimento com o permablue líquido, que serve até como um tutorial modesto do processo.
Gostaria de receber sugestões que possam me ajudar a melhorar o processo.

Parte I


Parte II

3 comentários:

  1. Caro Pedro, em primeiro lugar quero lhe parabenizar pelo excelente tutorial sobre a oxidação com Perma-Blue. Eu assim como você sou atirador com ar comprimido e gosto também de fazer a minha manutenção. Agora estou recuperando uma espingarda antiga de meu sogro. A mesma estava muito maltratada com um ferrugem já grosso em algumas partes. Tive que lixar com lixa de ferro 180, para limpar. Agora vou fazer uso dos produtos com ajuda de seu tutorial. Assim que estiver terminado posto uma mensagem com as fotos.
    Grande abraço.
    Jorge da Costa Souza.

    ResponderExcluir
  2. Caro Pedro, em primeiro lugar quero lhe parabenizar pelo excelente tutorial sobre a oxidação com Perma-Blue. Eu assim como você sou atirador com ar comprimido e gosto também de fazer a minha manutenção. Agora estou recuperando uma espingarda antiga de meu sogro. A mesma estava muito maltratada com um ferrugem já grosso em algumas partes. Tive que lixar com lixa de ferro 180, para limpar. Agora vou fazer uso dos produtos com ajuda de seu tutorial. Assim que estiver terminado posto uma mensagem com as fotos.
    Grande abraço.
    Jorge da Costa Souza.

    ResponderExcluir
  3. Comprei mas não consegui obter resultado satisfatório.

    ResponderExcluir