Pessoal, desculpem-me o atraso, mas ontem chegamos muito
tarde e cansados da nossa visita ao norte da Áustria. Acordamos cedo para alugar um carro. E nos
dirigimos à cidade Ernsthofen para nosso passeio ao “campo”. Distância a ser
vencida de apenas 240 Km, e imaginamos que em 2:30 horas chegaríamos ao nosso
destino. Nosso colega Igor, o navegador da delegação, configurou o GPS e o motorista
Flávio colocou nossa “carroça” em ação.
Eu no meu canto aguardava o momento que chegaríamos a uma
autoestrada e a viagem começasse a progredir, porém as estradas estavam se
tornando cada vez menores, mais estreitas e desertas. A delegação brazuca
começou a questionar a qualidade do mapa usado no GPS... “É da Garmin!” bradou
nosso navegador. E as estradas estavam tornando-se cada vez mais desertas e
estreitas...
Estrada para carroças |
Prosseguimos confiando no navegador, e o que imaginávamos
ser um passeio de 2:30Hs acabou transformando-se em 4:10Hs pois as estradas tinham uma média horário muito baixa. Conforme nos
aproximávamos do final do percurso indicado pelo GPS, novamente a desconfiança
no dispositivo voltava à tona. Uma fazenda, milharal para todos os lados até
onde a vista alcançava, estava nos confundindo. Por sorte, encontramos uma senhora
que gentilmente nos levou ao destino final, a algumas poucas centenas de
metros.
Quase lá... |
De repente, no meio do milharal surge...
Fachada de uma das fábricas de armas com maior tecnologia do mundo. Reparem o milharal ao fundo(esquerda). |
Steyr!!!!!
Chegamos em cima da hora marcada, e ficamos sem almoço.
Britânicamente Mr. Huber nos aguardava às 12:30Hs (na verdade chegamos
12:29Hs).
Mr. Huber é o chefe do serviço técnico, e teve a gentileza
de reservar uma tarde inteira para atender a equipe brasileira.
Igor conversando com Mr. Huber durante o serviço nas armas dos atiradores brasileiros |
Fomos recebidos com gentilezas e cordialidades e logo Mr.
Huber começou a aula sobre o funcionamento da carabina LG 110 FT. Vários itens
foram verificados e simultaneamente um caminhão de perguntas era feitas e respondidas
pacientemente pelo Mr. Huber.
Reparem o milharal ao lado da Steyr |
Olhos atentos a todos os detalhes: ajuste de gatilho,
lubrificação das peças, ajuste do cano, ajuste de potência, substituição de
orings, e principalmente o funcionamento do regulador de pressão, peça
extremamente importante na precisão da arma.
Pedro e Igor observando e aprendendo os segredos da LG110 |
Algumas informações sigilosas (for yours eyes only) foram
reveladas a respeito do regulador de pressão, o que nos permitiu o completo
entendimento do funcionamento deste dispositivo. A manutenção destas peças
agora é possível, graças à generosidade do nosso anfitrião. Estas informações
não são normalmente reveladas, mas a ausência de uma assistência técnica no
Brasil obriga-nos a fazermos a manutenção preventiva e corretiva nas crianças.
Uma excelente aula sobre o funcionamento dos reguladores.
|
Após a manutenção fomos para o túnel de teste, verificar o
desempenho da arma. O túnel tem 50 m de comprimento, com uma morsa modificada
para fixar a arma. Também um cronógrafo de excelente qualidade faz parte da
área de teste.
Mr. Huber preparando o teste da Steyr LG 110 FT |
Túnel de 50 m para testes |
Após alguns ensaios com diferentes munições o JSB Heavy de
um lote antigo mostrou-se o melhor e o grupo produzido foi este:
Grupo a 25 m JSB Heavy Steyr LG 110 FT – 10 tiros |
Flávio observa Mr. Huber trabalhando uma das armas |
A seguir a arma do Flávio foi para bancada. Como a primeira
arma, foi recheada com aulas e explicações, deixamos o Mr. Huber trabalhar
sossegado e fomos conhecer o resto da fábrica. Quem nos ciceroneou foi o Eng. Karl
Egger, Gerente Geral e Chefe de Projetos. Fizemos uma
visita pela fábrica onde não foi permitido tirar fotografias.
Estande de testes para armas 10 m e seleção de peças das
pistolas
|
A maior parte das peças são
terceirizadas, com canos feitos atualmente pela Lothar Walther, mas já
produzidos anteriormente pela Anschutz. Vários fornecedores são escolhidos a
dedo e somente algumas peças são feitas no local devido a requisitos especiais.
Existe um setor dedicado ao controle de qualidade das peças recebidas dos fornecedores.
Estande 10 m |
Estande 10 m |
O Team Brazil e o Eng. Karl |
Cada membro da equipe foi agraciado com um kit de brindes da
Steyr.
Eng. Karl, questionou nossa equipe a respeito dos requisitos
da modalidade Benchrest e informou que irá assistir parte da competição para
levantamento de dados.
Todos aproveitaram para comprar peças de reposição e munição
de lotes que funcionaram bem nos testes com a sempre atenciosa Manuela.
Despedimo-nos e enfrentamos mais 4 horas de viagem até
Plzen. Muito cansados, mas realizados, por uma experiência fantástica para um
atirador de ar comprimido. PROCHÁSKA!!!
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