Parte II
Existem outros fatores que influenciam na escolha da
carabina. Existem carabinas de cano
basculante e carabinas de cano fixo.
Figura 1 - Carabina
de cano basculante HW50S
As carabinas de cano basculante (break barrel) são mais comuns e pelo sistema de construção,
aproveitam melhor suas dimensões para gerar potência. Também são na média mais
leves que as carabinas de cano fixo. A desvantagem é que com o uso podem surgir
folgas na articulação do cano o que diminuiria a precisão.
Se o objetivo for competições de papel 10m, opte somente
pelas carabinas de cano basculante, pois as regras permitem somente este tipo
de carabina.
O mecanismo de propulsão também deve ser considerado na hora
da escolha da carabina.
Tem-se:
- Propulsão por molas
- Pneumáticas
As carabinas de molas dividem-se em:
- Molas helicoidais
- Molas pneumáticas(gasram)
As pneumáticas dividem-se em:
- Single Stroke
- Multi Pump
- PCP
- CO2
As Single stroke são caras, raras e de baixa potência. Fica
de fora do escopo do iniciante. As multi pumps tem como uma boa representante a
Benjamim 392, cuja fragilidade é justamente a necessidade de bombear 6 a 8
vezes a cada tiro, porém a ausência de recuo permite tiros precisos até para o
iniciante.
As carabinas de CO2 tem um problema para ao iniciante que é
a Interpretação do Exército que é necessário documentação especial(CR) para
usa-la. A crosman 2260 pertence a esta categoria e como fragilidade apresenta a
baixa potência comum às carabinas de CO2.
As PCP (pre charged
pneumatic) formam um universo à parte no mundo do tiro de ar. São carabinas
com custo inicial a partir de R$2500,00 fora outros itens indispensáveis como
cilindro de ar comprimido ou bomba manual. De maneira geral as PCP demandam um sistema de mira óptico (luneta).
Minha sugestão é
deixar estas carabinas para uma segunda etapa. Primeiro o custo elevado não as
tornam adequadas para ingresso no
esporte, segundo é importante o aprendizado que as carabinas de mola
proporcionam ao atirador.
Eu mesmo optei por tentar atalhar e comprar uma PCP, porém
voltei para as molas e só depois de praticar e aprender bastante com as
carabinas de mola é que fiquei pronto para as pneumáticas.
Em minha opinião, os melhores projetos de carabinas de molas
possuem o pistão com engate central.
Figura 2 - Pistão de
engate lateral (foto Victor Sechin)
Figura 3- Pistão de
engate central (foto Rob Hawkins )
As carabinas de mola de maior precisão e de maior fama
possuem o projeto com pistão de engate central (HW50, HW97, HW77, TX200, AA
Prosport etc). E devido ao engate central estas carabinas não permitem a
adaptação de molas pneumáticas gasram. Pela precisão não é necessário, porém
alguns especialistas dizem que o gas ram tem a “vantagem” de poder ficar quase
que indefinidamente armada. Na minha opinião,
ficar andando no mato com a carbina permanentemente armada, não é uma boa
prática. Cedo ou tarde pode acontecer um acidente de disparo. A carabina só
deve ser armada e municiada quando se está pronto para o tiro. Tom Gaylord em
seu livro sobre a Beeman R1, fez um teste de stress de molas originais e kits especiais e chegou a conclusão que
depois de deixar a carabina engatilhada por 1 mês (765 horas) as carabinas
ainda tinham 93% da potência original! Ou seja, se a mola for de qualidade,
deixar ela armada 10min não vai ser o fim do mundo.
Algumas carabinas intermediárias, tem grande benefício ao
usar a mola gasram, pela redução da vibração e do recuo. As molas gasram também
possuem uma durabilidade maior que as molas helicoidais.
Se seu orçamento permitir comprar as marcas consagradas,
Weihrauch, Air Arms, Theoben, Diana, não
tem como errar.
Se o orçamento for um pouco menor, Norica, Gamo, BAM, Kral,
Hatsan, Stoeger possuem boas carabinas, com prós e contras de cada modelo e
marca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário