quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Que carabina comprar? Parte II


Parte II
Existem outros fatores que influenciam na escolha da carabina.  Existem carabinas de cano basculante e carabinas de cano fixo.

Figura 1 - Carabina de cano basculante HW50S
As carabinas de cano basculante (break barrel) são mais comuns e pelo sistema de construção, aproveitam melhor suas dimensões para gerar potência. Também são na média mais leves que as carabinas de cano fixo. A desvantagem é que com o uso podem surgir folgas na articulação do cano o que diminuiria a precisão.
Se o objetivo for competições de papel 10m, opte somente pelas carabinas de cano basculante, pois as regras permitem somente este tipo de carabina.
O mecanismo de propulsão também deve ser considerado na hora da escolha da carabina.
Tem-se:
  • Propulsão por molas
  • Pneumáticas
As carabinas de molas dividem-se em:
  • Molas helicoidais
  • Molas pneumáticas(gasram)
As pneumáticas dividem-se em:
  • Single Stroke
  • Multi Pump
  • PCP
  • CO2
As Single stroke são caras, raras e de baixa potência. Fica de fora do escopo do iniciante. As multi pumps tem como uma boa representante a Benjamim 392, cuja fragilidade é justamente a necessidade de bombear 6 a 8 vezes a cada tiro, porém a ausência de recuo permite tiros precisos até para o iniciante.
As carabinas de CO2 tem um problema para ao iniciante que é a Interpretação do Exército que é necessário documentação especial(CR) para usa-la. A crosman 2260 pertence a esta categoria e como fragilidade apresenta a baixa potência comum às carabinas de CO2.
As PCP (pre charged pneumatic) formam um universo à parte no mundo do tiro de ar. São carabinas com custo inicial a partir de R$2500,00 fora outros itens indispensáveis como cilindro de ar comprimido ou bomba manual. De maneira geral as PCP demandam  um sistema de mira óptico (luneta).
 Minha sugestão é deixar estas carabinas para uma segunda etapa. Primeiro o custo elevado não as tornam adequadas  para ingresso no esporte, segundo é importante o aprendizado que as carabinas de mola proporcionam ao atirador.
Eu mesmo optei por tentar atalhar e comprar uma PCP, porém voltei para as molas e só depois de praticar e aprender bastante com as carabinas de mola é que fiquei pronto para as pneumáticas.
Em minha opinião, os melhores projetos de carabinas de molas possuem o pistão com engate central. 

Figura 2 - Pistão de engate lateral (foto Victor Sechin)

Figura 3- Pistão de engate central (foto Rob Hawkins )
As carabinas de mola de maior precisão e de maior fama possuem o projeto com pistão de engate central (HW50, HW97, HW77, TX200, AA Prosport etc). E devido ao engate central estas carabinas não permitem a adaptação de molas pneumáticas gasram. Pela precisão não é necessário, porém alguns especialistas dizem que o gas ram tem a “vantagem” de poder ficar quase que indefinidamente armada.  Na minha opinião, ficar andando no mato com a carbina permanentemente armada, não é uma boa prática. Cedo ou tarde pode acontecer um acidente de disparo. A carabina só deve ser armada e municiada quando se está pronto para o tiro. Tom Gaylord em seu livro sobre a Beeman R1, fez um teste de stress de molas originais e kits especiais e chegou a conclusão que depois de deixar a carabina engatilhada por 1 mês (765 horas) as carabinas ainda tinham 93% da potência original! Ou seja, se a mola for de qualidade, deixar ela armada 10min não vai ser o fim do mundo.
Algumas carabinas intermediárias, tem grande benefício ao usar a mola gasram, pela redução da vibração e do recuo. As molas gasram também possuem uma durabilidade maior que as molas helicoidais.
Se seu orçamento permitir comprar as marcas consagradas, Weihrauch, Air Arms, Theoben,  Diana, não tem como errar.
Se o orçamento for um pouco menor, Norica, Gamo, BAM, Kral, Hatsan, Stoeger possuem boas carabinas, com prós e contras de cada modelo e marca.

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